sexta-feira, 2 de outubro de 2009
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Relação Professor/aluno:
Agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência mental.
Se for criança trate como criança, se for adolescente, trate-a como adolescente, se for uma pessoa adulta, trate-a como tal. Infantilizar não irá ajudar ao aluno.
Não as ignore. Cumprimente e despeça-se delas normalmente, como faria com qualquer pessoa.
Não superproteja. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for estritamente necessário.
Não subestime a sua inteligência. O ritmo delas é mais lento, mais podem adquirir muitas habilidades quando ensinadas (aliás como qualquer pessoa).
São muito carinhosas.
Deficiência mental não deve ser confundida com doença mental.
Postado por educação inclusiva às 16:27 1 comentários
Quando você encontrar um Paralisado Cerebral, pode se portar da seguinte maneira:
É muito importante respeitar o ritmo do PC, geralmente ele é mais vagaroso naquilo que faz, como andar, falar, pegar as coisas, etc.
É muito importante respeitar o ritmo do PC, geralmente ele é mais vagaroso naquilo que faz, como andar, falar, pegar as coisas, etc.
Tenha paciência ao ouvi-lo, pois a grande maioria tem dificuldade na fala
Há pessoas que confundem esta dificuldade e seu ritmo lento com a deficiência mental
Não trate o PC como uma criança ou incapaz। Ele é capaz de raciocinar e agir como as demais pessoas.
Lembre-se que o PC não é um portador de uma doença grave contagiosa, porque a paralisia cerebral é fruto de uma lesão cerebral, portanto, não é doença e nem muito menos transmissível.
Ajude o PC quando este lhe pedir e, pergunte o que deve ser feito e como। Muitas vezes, ele tem o seu modo de fazer as coisas e a "ajuda" o atrapalha e/ou inibe.
Faça o possível para não olhá-lo com pena ou repulsa ou como se estivesse vendo um extraterrestre .Ele é humano. As palavras chave para lidar com o PC são: paciência e respeito.
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quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Brinquedo ao ar livre
O parque Ibirapuera inaugura Playground Inclusivo. Brinquedo foi projetado para integrar crianças com e sem deficiência. Com rampas de inclinação suave, inscrições em braile, piso tátil e suportes ao alcance de uma criança sentada em uma cadeira de rodas, o playground propõe brincadeiras que misturam equilíbrio, força e estímulos sensoriais na medida exata para que crianças cadeirantes, cegas, surdas, com deficiência intelectual ou múltipla possam divertir-se com o máximo de autonomia.
Para comemorar o novo brinquedo e a semana do Dia das Crianças, haverá espetáculos circenses durante os dias 10,11 e 12 de outubro. A festa de inauguração está por conta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. As apresentações terão intérpretes de LIBRAS e audiodescrição das cenas.
Nos dias 10 e 12 (domingo e feriado), as crianças terão as orientações de monitores para facilitar o primeiro contato das crianças com o brinquedo e transporte gratuito para pessoas com deficiência física pelo serviço Atende, a partir da estação Santa Cruz do metrô.
Programe com sua família a diversão do feriado prolongado!
Inauguração do Playground Inclusivo
Local: Parque do Ibirapuera (próximo à Marquise e ao Auditório)
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.
São Paulo – SP
Data: 10,11 e 12 de outubro
Hora: Das 14h às 17h
Postado por Priscila Sampaio às 18:01
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
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